segunda-feira, 28 de novembro de 2016

EAJ finaliza formação de marinheiros-recrutas através do Pronatec

Aws4 request&x amz signedheaders=host&x amz signature=d65bbe3b27fe7cf6ae7c5c69dd1478ccf5f32a609f8ad2b957296f9dfa2986e4Através de parceria firmada entre a Base Naval de Natal e a Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN, 198 marinheiros-recrutas receberam na última sexta-feira, 25, os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes ofertados via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  
A cerimônia realizada na Base Naval de Natal contou com a participação do Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho; o Capitão de Mar e Guerra Heberth Araújo de Melo; Chefe do Departamento de Ensino da Base Naval de Natal, Capitão-Tenente Egilson da Costa Silva; Encarregado Escola de Formação de Reservistas Navais - 1° Tenente Fernando Ângelo; Coordenador de Ensino, Suboficial Wollas Braga dos Santos; o Comandante do Corpo de Alunos - 1°Sargento Marcelo de Souza Vieira; além de professores e supervisores do Pronatec/EAJ/UFRN.
Para o recruta Carlos Alan Floriano de Oliveira, 20 anos, o curso de Confeiteiro despertou interesse em seguir a formação na área de produção de alimentos. “Nunca gostei muito de doces, mas no curso aprendi várias técnicas para a produção de massas, bolos e outros tipos de sobremesas, e agora pretendo fazer um curso de Gastronomia para aprofundar ainda mais as técnicas que aprendi”.
Em fala, o Capitão de Mar e Guerra Heberth Araújo de Melo, Imediato da Base Naval de Natal, destacou a satisfação em promover esta capacitação em parceria com a EAJ. “A formação profissional ofertada aos recrutas da turma 2 de 2016 através do Pronatec só foi possível graças a soma de esforços, tanto da Base Naval de Natal, quanto da Escola Agrícola de Jundiaí. Esta parceria foi uma novidade para a Marinha, e para nós foi uma experiência de sucesso. Esperamos que esta parceria se prolongue e beneficie cada vez mais brasileiros”.
Logo1 ufrn 143fe896685250a2b27608f85c7ab071b20e4b920e6198e991558d2e13428400“A Escola Agrícola de Jundiaí atua desde 2011 ofertando cursos do Pronatec, e desde então tem estado presente nos distritos e assentamentos para que os jovens e trabalhadores do RN possam conquistar a qualificação que precisam para entrar no mercado de trabalho ou montar o próprio negócio. Os 198 marinheiros-recrutas que receberam o certificado durante esta cerimônia somam-se aos 56 mil norte-riograndenses já certificados pelo Pronatec/EAJ/UFRN. É uma honra para nós certificar estes jovens que servem nossa pátria”, declarou durante a cerimônia o Coordenador Gera do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho.
Ao final da cerimônia, a Coordenação Geral do Pronatec fez a entrega de 10 máquinas, que foram restauradas pelos alunos do curso de Montador e Reparador de Computadores. As máquinas serão utilizadas na Biblioteca da Base Naval de Natal.
Parceria Base Naval – Escola Agrícola de Jundiaí
Os cursos do Pronatec ofertados para a Marinha do Brasil contemplam atividades específicas de apoio, preparo e emprego das Forças Armadas, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da missão constitucional das Forças Armadas.
Logo1 default 3f36b6d0a4a70b12b64625cae6b65f662416c9f235369ce73352bf8898118e05Através da Escola Agrícola de Jundiaí foram ofertados os cursos de Agente de Combate às Endemias, Almoxarife, Pizzaiolo, Confeiteiro, Cumim, Padeiro, Montador e Reparador, Desenvolvedor de Aplicativos e Mídias Digitais, Pedreiro de Alvenaria e Agente de Reservas em Meio de Hospedagem. Beneficiando 198 marinheiros-recrutas que concluíam a formação na Escola de Formação de Reservistas Navais na Base Naval de Natal.
Ao longo de um mês os marinheiros-recrutas participaram de aulas teóricas, práticas e visitas técnicas nos turnos matutino e vespertino com o intuito de aprofundar os conhecimentos ministrados em sala de aula. Ao longo desse período adquiriram saberes que podem ser aplicados durante o período de serviço na Marinha, ou na vida civil como profissional liberal ou empreendedor.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR